Gália

Aquele Cujo Nome foi Esquecido

por Wallace Cunobelinos

Um estudo introdutório sobre o Dis Pater, deidade romana que, de acordo com Júlio César, era aquele que os Gauleses consideravam o seu Ancestral divino. Resquícios mitológicos e arqueológicos da Gália, mitologia celta, romana, e etrusca comparada, e estudos sobre os deuses dos celtas insulares (País de Gales e Irlanda) ajudam a desenvolver um panorama sobre essa deidade, que parece ter sido tão importante mas cujo nome foi esquecido pelos registros históricos.

De Ogmios a Oghma: O Guerreiro e Senhor da Fala, Escrita e Magia

por Wallace Cunobelinos

Um estudo introdutório sobre quem seria Oghma nas várias mitologias célticas em que ele surge, desde a Gália, passando pela Britânia Romana, pelas controvérsias que os mitos do País de Gales oferecem, até culminando na mitologia da Irlanda, onde ele surge em sua forma mais clara e conhecida. Uma mostra da enorme importância dessa deidade, que chega a ter um caráter quase “pan-céltico”, tamanha a abrangência do seu culto e alcance do seu nome.

Celtibéria

Deusa Nábia

por Karla Arakantobunna

Um estudo sobre a deidade ibérica Nábia, que foi cultuada na região do norte do Rio Douro. Deusa dos rios, deusa da guerra, deusa da primavera, seu culto persistiu por muito tempo nas terras do norte ibérico. Um estudo que mescla teorias próprias com pesquisa arqueológica dessa que parece ter sido uma das mais imponentes deidades dos nossos Ancestrais mais próximos.